Rua Teresa, 1515 Sala 196 - Centro - Petrópolis +55 (24) 2243-7904 +55 (24) 99262-8937 contato@tccassist.com.br

Você sabe onde um psicopedagogo pode atuar?

Você sabe onde um psicopedagogo pode atuar?

O psicopedagogo pode atuar em duas áreas principais: Clínica e Institucional.

Na área clínica o psicopedagogo trabalha de forma individual, facilitando o vínculo com paciente seja ele: criança, adolescente ou adulto. Durante as sessões ele irá investigar situações que estejam dificultando a aprendizagem, sejam elas cognitivos, emocionais ou pedagógicos.

Para que uma pessoa aprenda de forma sistemática é muito importante que se tenha um equilíbrio psicológico, afetivo e emocional, pois quando apresentamos problemas em algum destes aspectos, isso pode refletir na maneira como construímos a aprendizagem.

Durante as sessões irá investigar e promover mudanças nos processos que podem estar dificultando a aprendizagem, sejam eles cognitivos, emocionais ou pedagógicos. Como recursos são realizadas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e também o que está causando esta dificuldade.

O psicopedagogo clínico também pode trabalhar em conjunto com profissionais de outras áreas como: psicólogo, neurologistas, psiquiatras ou fonoaudiólogos.

Na área institucional como se dá o trabalho do psicopedagogo?

O psicopedagogo trabalha em grupos atuando em locais como escola, empresas e hospitais.

Na escola o psicopedagogo exerce um trabalho preventivo para diminuir os problemas de aprendizagem, através de diagnóstico para identificar o problema e então desenvolver um plano de intervenção, fazendo com que a criança se desenvolva de forma saudável. A instituição é analisada como um todo, desde instalações físicas, como comportamento de alunos e funcionários, identificando assim, todos os fatores favoráveis e desfavorável que possam interferir na aprendizagem.

Tem um papel de orientar as famílias, professores e direção com conversas ou atividades que tenham o objetivo de promover um ambiente social tranquilo e favorável ao aprendizado.

Faz parte desse trabalho a orientação e auxílio aos professores no que se refere as etapas de construção do conhecimento e desenvolvendo projetos de mudanças escolares que facilitem esse processo, e também no planejamento de aulas para como lidar com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem e por isso não conseguem acompanhar a turma. Portanto, o psicopedagogo escolar é um mediador entre aquele que ensina e aquele que aprende.

É importante ressaltar que quando o aluno é encaminhado para o psicopedagogo clínico, no consultório, apresentando uma dificuldade de aprendizagem, sinaliza que algo precisa ser investigado e não necessariamente essa dificuldade tem que está vinculada a um transtorno ou uma patologia, poderá ser apenas um sintoma de que algo precisa ser ajustado, onde está dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com a metodologia da escola, relação aluno-professor, no relacionamento em casa, podendo desta forma desencadear alguns sintomas como por exemplo, falta de atenção, desinteresse, levando a apresentar a dificuldade de aprendizagem.

Você sabe como o psicopedagogo pode atuar na instituição empresa?

Na instituição empresa o psicopedagogo geralmente atua em conjunto com o setor de recursos humanos, promove atividades que contribua com a relação entre instituição e funcionário e com isso melhorar a qualidade de quem trabalha neste ambiente. Tem o objetivo de identificar os pontos que possam estar atrapalhando o aprendizado dos colaboradores, atuará de forma preventiva para que essa situação seja evitada através de estratégias e atividades que possibilitam a facilidade a esse aprendizado, propondo para os profissionais uma reciclagem em suas habilidades e funções, afim de descobrir novas competências profissionais e aperfeiçoamento da sua atuação junto a empresa.

Você sabe como o psicopedagogo pode atuar na instituição hospital?

Na instituição hospital o psicopedagogo atua com pacientes internados.

Com crianças e adolescentes internados o acompanhamento é feito para que possam manter algum vínculo com o processo de aprendizagem. Neste caso, o psicopedagogo faz o apoio da criança e a escola, sendo o mediador para que assim, consiga se adaptar novamente ao ambiente escolar quando receber alta do hospital.

Autoras: 
Patrícia Regina de Souza Barcellos - Psicóloga e psicopedagoga - CRP 05-44672
Eliane Miguez Monteiro - Psicopedagoga

Para agendamentos de horários clique no link Agendar consulta ou ligue (24)2243-7904.

Assine nossa Newsletter
E fique atualizado!