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Grupo de Manejo da Ansiedade e Estresse na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental

Processo Seletivo

Leia com atenção os detalhes do processo seletivo.
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Observação:
A documentação que está sendo solicitada, é condição necessária para aprovação da matrícula.

  • Período de realização:
    Fevereiro de 2025 a junho de 2025
  • Turma:
    Início em 10/02/2025 e Término em 27/06/2025
  • Local de realização dos encontros presenciais:
    Instituto TCCAssist
  • Dias e Horário das Aulas:
    Turma 1: segundas de 9h as 11hTurma 2: terças de 13h30 as 15h30Turma 3: Quintas de 18h as 20hTurma 4: Sextas de 9h as 11h
  • Regime:
    Presencial 
  • Carga Horária:
    48 horas total, duas horas por semana, por 24 semanas
  • Tipo:
    Extensão/Atividades Complementares
  • Público Alvo:
    Alunos de graduação, professores do ensino fundamental  e médio, interessados em geral no manejo e controle da ansiedade e profissionais que lidam com ansiedade em suas vidas cotidianas, especialmente em contextos sociais e laborais, incluindo educadores, profissionais da saúde, gestores e funcionários em ambientes de trabalho com alta demanda.
    Obrigatoriedade
    Concluido o ensino médio.
    Em ambos os casos o Curso deve ser reconhecido pelo MEC.
  • Período de inscrição:
    As inscrições devem ser realizadas até 20/02/2025
  • Requisitos:
    ficha de inscrição
  • Período de Seleção:
    A seleção inicia em 02/01/2025 até 31/01/2025
  • Critérios de Seleção:
    Sob demanda por chegada. Vagas limitadas
Objetivo Geral: Capacitar os participantes a compreenderem e manejarem a ansiedade com base em intervenções de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Terapia Baseada em Esquemas (TBE), e estratégias específicas para lidar com estressores sociais e laborais. ________________________________________ Estrutura do Curso: Módulo 1: Fundamentos da Ansiedade e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) • Carga horária: 12 horas • Objetivo: Introduzir os conceitos básicos de ansiedade e o modelo cognitivo-comportamental, proporcionando uma compreensão sobre a origem dos pensamentos automáticos e das distorções cognitivas. Conteúdos: o Definição e tipos de ansiedade (social, generalizada, etc.). o Funcionamento da TCC na redução da ansiedade (Beck, 2016). o Relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. o Identificação de distorções cognitivas comuns associadas à ansiedade. Dinâmicas de Grupo: o Atividade 1: Identificação de Pensamentos Automáticos: Os participantes serão divididos em grupos e instruídos a compartilhar situações de estresse e identificar seus pensamentos automáticos associados. o Atividade 2: Registro de Pensamentos: Cada participante preenche uma folha de registro de pensamentos para refletir sobre uma situação de ansiedade e discuti-la com o grupo. Referências Bibliográficas: o Beck, J. S. (2016). Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed. ________________________________________ Módulo 2: Terapia Baseada em Esquemas (TBE) e sua Aplicação na Ansiedade • Carga horária: 12 horas • Objetivo: Apresentar a Terapia Baseada em Esquemas (TBE), explorando como esquemas mal adaptativos podem contribuir para a ansiedade crônica e como intervir para reduzir seu impacto. Conteúdos: o Introdução à Terapia Baseada em Esquemas (Young, Klosko & Weishaar, 2003). o Esquemas desadaptativos e seu impacto sobre a ansiedade. o Identificação e reestruturação de esquemas relacionados à autoexigência, abandono, e vulnerabilidade ao dano. o Técnicas para modificação de esquemas. Dinâmicas de Grupo: o Atividade 3: Mapeamento de Esquemas: Os participantes refletem sobre suas próprias experiências de ansiedade e trabalham em grupos para mapear possíveis esquemas ativados. o Atividade 4: Diálogos de Imagem Guiada: Em pequenos grupos, os participantes recriam situações em que seus esquemas são ativados e praticam técnicas de reestruturação cognitiva. Referências Bibliográficas: o Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2003). Terapia cognitiva baseada em esquemas: Guia clínico. Porto Alegre: Artmed. ________________________________________ Módulo 3: Estressores Sociais e Laborais • Carga horária: 12 horas • Objetivo: Identificar e abordar estressores específicos em ambientes sociais e laborais que contribuem para o aumento da ansiedade, ensinando estratégias de enfrentamento. Conteúdos: o Principais estressores sociais: pressão por aceitação social, medo de avaliação negativa (Clark & Beck, 2012). o Estressores laborais: sobrecarga de trabalho, demandas conflitantes, falta de controle (Barlow, 2014; Bauman, 2021). o A influência da cultura organizacional na saúde mental dos trabalhadores (Mendes & Oliveira, 2021). o Técnicas de enfrentamento baseadas na aceitação e mindfulness (Kabat-Zinn, 2013). Dinâmicas de Grupo: o Atividade 5: Role-playing de Estressores Laborais: Grupos simulam situações de alta demanda no ambiente de trabalho para praticar técnicas de enfrentamento, como reestruturação cognitiva e comunicação assertiva. o Atividade 6: Meditação Mindfulness em Grupo: A prática de mindfulness será introduzida e praticada em grupo, ajudando os participantes a desenvolver habilidades de foco e redução do estresse. Referências Bibliográficas: o Clark, D. A., & Beck, A. T. (2012). Cognitive therapy of anxiety disorders: Science and practice. Guilford Press. o Kabat-Zinn, J. (2013). Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Bantam Books. ________________________________________ Módulo 4: Integração de Técnicas Cognitivo-Comportamentais e Terapia de Esquemas para Gestão da Ansiedade • Carga horária: 12 horas • Objetivo: Consolidar as técnicas aprendidas e desenvolver um plano individualizado para cada participante, baseado nas práticas da TCC, TBE e gestão de estressores sociais e laborais. Conteúdos: o Revisão das técnicas de TCC e TBE. o Aplicação das técnicas em um plano personalizado de gestão da ansiedade. o Estratégias para manutenção de mudanças a longo prazo. Dinâmicas de Grupo: o Atividade 7: Construção de um Plano Individual de Manejo de Ansiedade: Cada participante, com a ajuda de um colega, irá criar um plano para lidar com seus principais estressores e desafios em termos de ansiedade. o Atividade 8: Debate sobre Barreiras e Soluções: Grupos discutem possíveis barreiras à implementação das estratégias aprendidas e elaboram soluções em conjunto. ________________________________________ Avaliação A avaliação do curso será feita por meio de participação ativa nas dinâmicas de grupo, elaboração de um plano individual de manejo de ansiedade e questionários de autoavaliação aplicados ao final de cada módulo. ________________________________________ Referências Bibliográficas • BARLOW, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Guilford Press. • BAUMAN, Z. (2021). Modernidade Líquida. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editora. • BECK, J. S. (2016). Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed Editora. • CLARK, D. A.; BECK, A. T. (2012). Cognitive therapy of anxiety disorders: Science and practice. Guilford Press. • KABAT-ZINN, J. (2013). Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Bantam Books. • MENDES, F. P.; OLIVEIRA, L. M. (2021). Ansiedade social e seus impactos na docência universitária: Uma revisão de literatura. Revista de Psicologia Educacional, 29(1), 85-98. • YOUNG, J. E.; KLOSKO, J. S.; WEISHAAR, M. E. (2003). Terapia cognitiva baseada em esquemas: Guia clínico. Porto Alegre: Artmed. ________________________________________ Esse curso oferece uma abordagem prática e teórica robusta para ajudar os participantes a desenvolver habilidades eficazes para o manejo da ansiedade em diversos contextos, com ênfase nos estressores sociais e laborais.
  • Investimentos:
    • Valor mensal de R$150 reais, em seis parcelas iguais e sucessivas.
    • Será concedido desconto de 20% para inscrições de grupos de 4 ou mais participantes. Para cursos indoor, consultar o Instituto pelos telefones 24 92580246 ou 24 22437904.
    • Para pagamento até o dia cinco do mês oferece-se um desconto de R$20,00, saindo cada mensalidade a R$ 130,00 (Cento e trinta reais)Professores, funcionários e alunos da rede pública, desconto de 20% sobre cada mensalidade. Para professores indicados pelo SINPRO Petrópolis, o investimento é de seis parcelas de R$ 100,00 (Cem reais) em Turmas exclusivas para professores.

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