Grupo de Manejo da Ansiedade e Estresse na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental
Processo Seletivo
Leia com atenção os detalhes do processo seletivo.
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Observação:
A documentação que está sendo solicitada, é condição necessária para aprovação da matrícula.
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Período de realização:
Fevereiro de 2025 a junho de 2025 -
Turma:
Início em 10/02/2025 e Término em 27/06/2025 -
Local de realização dos encontros presenciais:
Instituto TCCAssist -
Dias e Horário das Aulas:
Turma 1: segundas de 9h as 11hTurma 2: terças de 13h30 as 15h30Turma 3: Quintas de 18h as 20hTurma 4: Sextas de 9h as 11h -
Regime:
Presencial -
Carga Horária:
48 horas total, duas horas por semana, por 24 semanas -
Tipo:
Extensão/Atividades Complementares -
Público Alvo:
Alunos de graduação, professores do ensino fundamental e médio, interessados em geral no manejo e controle da ansiedade e profissionais que lidam com ansiedade em suas vidas cotidianas, especialmente em contextos sociais e laborais, incluindo educadores, profissionais da saúde, gestores e funcionários em ambientes de trabalho com alta demanda.
Obrigatoriedade
Concluido o ensino médio.
Em ambos os casos o Curso deve ser reconhecido pelo MEC.
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Período de inscrição:
As inscrições devem ser realizadas até 20/02/2025 -
Requisitos:
ficha de inscrição -
Período de Seleção:
A seleção inicia em 02/01/2025 até 31/01/2025 -
Critérios de Seleção:
Sob demanda por chegada. Vagas limitadas
Objetivo Geral:
Capacitar os participantes a compreenderem e manejarem a ansiedade com base em intervenções de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Terapia Baseada em Esquemas (TBE), e estratégias específicas para lidar com estressores sociais e laborais.
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Estrutura do Curso:
Módulo 1: Fundamentos da Ansiedade e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
• Carga horária: 12 horas
• Objetivo: Introduzir os conceitos básicos de ansiedade e o modelo cognitivo-comportamental, proporcionando uma compreensão sobre a origem dos pensamentos automáticos e das distorções cognitivas.
Conteúdos:
o Definição e tipos de ansiedade (social, generalizada, etc.).
o Funcionamento da TCC na redução da ansiedade (Beck, 2016).
o Relação entre pensamentos, emoções e comportamentos.
o Identificação de distorções cognitivas comuns associadas à ansiedade.
Dinâmicas de Grupo:
o Atividade 1: Identificação de Pensamentos Automáticos: Os participantes serão divididos em grupos e instruídos a compartilhar situações de estresse e identificar seus pensamentos automáticos associados.
o Atividade 2: Registro de Pensamentos: Cada participante preenche uma folha de registro de pensamentos para refletir sobre uma situação de ansiedade e discuti-la com o grupo.
Referências Bibliográficas:
o Beck, J. S. (2016). Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.
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Módulo 2: Terapia Baseada em Esquemas (TBE) e sua Aplicação na Ansiedade
• Carga horária: 12 horas
• Objetivo: Apresentar a Terapia Baseada em Esquemas (TBE), explorando como esquemas mal adaptativos podem contribuir para a ansiedade crônica e como intervir para reduzir seu impacto.
Conteúdos:
o Introdução à Terapia Baseada em Esquemas (Young, Klosko & Weishaar, 2003).
o Esquemas desadaptativos e seu impacto sobre a ansiedade.
o Identificação e reestruturação de esquemas relacionados à autoexigência, abandono, e vulnerabilidade ao dano.
o Técnicas para modificação de esquemas.
Dinâmicas de Grupo:
o Atividade 3: Mapeamento de Esquemas: Os participantes refletem sobre suas próprias experiências de ansiedade e trabalham em grupos para mapear possíveis esquemas ativados.
o Atividade 4: Diálogos de Imagem Guiada: Em pequenos grupos, os participantes recriam situações em que seus esquemas são ativados e praticam técnicas de reestruturação cognitiva.
Referências Bibliográficas:
o Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2003). Terapia cognitiva baseada em esquemas: Guia clínico. Porto Alegre: Artmed.
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Módulo 3: Estressores Sociais e Laborais
• Carga horária: 12 horas
• Objetivo: Identificar e abordar estressores específicos em ambientes sociais e laborais que contribuem para o aumento da ansiedade, ensinando estratégias de enfrentamento.
Conteúdos:
o Principais estressores sociais: pressão por aceitação social, medo de avaliação negativa (Clark & Beck, 2012).
o Estressores laborais: sobrecarga de trabalho, demandas conflitantes, falta de controle (Barlow, 2014; Bauman, 2021).
o A influência da cultura organizacional na saúde mental dos trabalhadores (Mendes & Oliveira, 2021).
o Técnicas de enfrentamento baseadas na aceitação e mindfulness (Kabat-Zinn, 2013).
Dinâmicas de Grupo:
o Atividade 5: Role-playing de Estressores Laborais: Grupos simulam situações de alta demanda no ambiente de trabalho para praticar técnicas de enfrentamento, como reestruturação cognitiva e comunicação assertiva.
o Atividade 6: Meditação Mindfulness em Grupo: A prática de mindfulness será introduzida e praticada em grupo, ajudando os participantes a desenvolver habilidades de foco e redução do estresse.
Referências Bibliográficas:
o Clark, D. A., & Beck, A. T. (2012). Cognitive therapy of anxiety disorders: Science and practice. Guilford Press.
o Kabat-Zinn, J. (2013). Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Bantam Books.
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Módulo 4: Integração de Técnicas Cognitivo-Comportamentais e Terapia de Esquemas para Gestão da Ansiedade
• Carga horária: 12 horas
• Objetivo: Consolidar as técnicas aprendidas e desenvolver um plano individualizado para cada participante, baseado nas práticas da TCC, TBE e gestão de estressores sociais e laborais.
Conteúdos:
o Revisão das técnicas de TCC e TBE.
o Aplicação das técnicas em um plano personalizado de gestão da ansiedade.
o Estratégias para manutenção de mudanças a longo prazo.
Dinâmicas de Grupo:
o Atividade 7: Construção de um Plano Individual de Manejo de Ansiedade: Cada participante, com a ajuda de um colega, irá criar um plano para lidar com seus principais estressores e desafios em termos de ansiedade.
o Atividade 8: Debate sobre Barreiras e Soluções: Grupos discutem possíveis barreiras à implementação das estratégias aprendidas e elaboram soluções em conjunto.
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Avaliação
A avaliação do curso será feita por meio de participação ativa nas dinâmicas de grupo, elaboração de um plano individual de manejo de ansiedade e questionários de autoavaliação aplicados ao final de cada módulo.
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Referências Bibliográficas
• BARLOW, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Guilford Press.
• BAUMAN, Z. (2021). Modernidade Líquida. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
• BECK, J. S. (2016). Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed Editora.
• CLARK, D. A.; BECK, A. T. (2012). Cognitive therapy of anxiety disorders: Science and practice. Guilford Press.
• KABAT-ZINN, J. (2013). Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Bantam Books.
• MENDES, F. P.; OLIVEIRA, L. M. (2021). Ansiedade social e seus impactos na docência universitária: Uma revisão de literatura. Revista de Psicologia Educacional, 29(1), 85-98.
• YOUNG, J. E.; KLOSKO, J. S.; WEISHAAR, M. E. (2003). Terapia cognitiva baseada em esquemas: Guia clínico. Porto Alegre: Artmed.
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Esse curso oferece uma abordagem prática e teórica robusta para ajudar os participantes a desenvolver habilidades eficazes para o manejo da ansiedade em diversos contextos, com ênfase nos estressores sociais e laborais.
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Investimentos:
- Valor mensal de R$150 reais, em seis parcelas iguais e sucessivas.
- Será concedido desconto de 20% para inscrições de grupos de 4 ou mais participantes. Para cursos indoor, consultar o Instituto pelos telefones 24 92580246 ou 24 22437904.
- Para pagamento até o dia cinco do mês oferece-se um desconto de R$20,00, saindo cada mensalidade a R$ 130,00 (Cento e trinta reais)Professores, funcionários e alunos da rede pública, desconto de 20% sobre cada mensalidade. Para professores indicados pelo SINPRO Petrópolis, o investimento é de seis parcelas de R$ 100,00 (Cem reais) em Turmas exclusivas para professores.
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Local de realização dos encontros presenciais:
Instituto TCCAssist -
Telefone:
+55 (24) 2243-7904 -
WhatsApp:
+55 (24) 99258-0246
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