Rua Teresa, 1515 Sala 196 - Centro - Petrópolis +55 (24) 2243-7904 +55 (24) 99262-8937 contato@tccassist.com.br

A COVID-19 pode trazer outra epidemia que devemos evitar.

A COVID-19 pode trazer outra epidemia que devemos evitar.

Falaremos a seguir por vieses psicológicos, Infelizmente o Novo Corona Vírus veio e chegou muito rápido e agora faremos o que? E com isso trouxe uma serie de fatores juntos como falta de controle das emoções e incertezas, exaustão e até sensação de vazio emocional que todas podem afetar gravemente a nossa saúde mental.

Contudo o que vem acontecendo podemos pensar, estamos no caminho certo e estamos fazendo o possível e sairemos mais fortes e mais sábios dessas adversidade, porém isso só irá acontecer se ficarmos cientes das adversidades futuras e nos prepararmos.

A realidade pós-COVID-19 pode ser em diversas formas então saibamos ser “plásticos” moldáveis ao invés de ficarmos parados agora. Ter que enfrentar os possíveis problemas acumulados e desconhecidos podem até ser estranhos mais é melhor nos prepararmos do que ficarmos observando as redes sociais.

Essa epidemia vem mostrando o quanto estamos como seres humanos vulneráveis e podemos melhorar isso trabalhando nossa capacidade de lidar com resoluções de problemas em momentos de crise.

É possível que antes da epidemia não fossemos a pessoa ou família perfeita, no entanto éramos mais felizes e não sabíamos disso, pois tínhamos a sensação de controle, dos dias regulares o qual não traziam a incerteza do amanhã, a incerteza da economia corroendo nossos trabalhos.

Quando o contágio diminuir e pudermos voltar a nossa normalidade a COVID-19 em diversos aspectos poderá trazes uma onda de estresses, de ansiedades, de depressão e de medo provocando um novo parâmetro da população.

Pensar que essa crise não vai deixar nenhuma consequência psicológica nas pessoas seria uma ingenuidade tremenda, pois já estamos vivendo essas consequências de diversas maneiras. A quem tenha medo de sair de casa para fazer o básico provocando um confinamento ainda maior que venha até ser estendido voluntariamente, outros podem estar sofrendo de algum transtorno ou características de depressão por estarem sozinhos e isolados e ainda aqueles que sofrem por ansiedade porque passam por um momento de instabilidade financeira e porque não vê solução para os problemas e ainda aqueles que já sofriam de algum transtorno psicológico.

Todas essas situações podem acontecer com qualquer um de nós em determinados momentos então devemos ficar atento a alguns sinais como apatia, tristeza profunda e generalizada, medo do futuro, catastrofização, irritabilidade em longo prazo, e outros sintomas, ainda é importante ficar atento ao ambiente que a pessoa esteja inserida pois o que pode estar contribuindo são fatores ambientais.

Lembre-se que vamos superar todas as dificuldades e não estamos sozinhos, porém devemos tentar minimizar os danos e estarmos preparados para as futuras crises e emergências e para assim podermos agirmos.


Augusto Maia Felippe 
Psicólogo CRP 05-62447

Assine nossa Newsletter
E fique atualizado!