Os resultados advindos da prática e utilização do coaching tanto para o atingimento e conquista de metas e objetivos pessoais, profissionais e institucionais quanto para a aquisição e o desenvolvimento de competências, aprimoramento de habilidades e melhoria de performance estão sendo avaliados, reconhecidos e evidenciados como uma técnica a ser utilizada no contexto da Psicologia. Mas, o que é coaching? O que o diferencia de outras modalidades de desenvolvimento humano, técnico e profissional tais como cursos, treinamentos, mentoria, counselig, consultoria? O que o faz se opor diametralmente às psicoterapias? O que é o coaching: Um processo? Uma metodologia, um recurso, uma ferramenta? Uma técnica? O por quê o coaching? O para quê o coaching? O coaching funciona? Como o coaching funciona? Em que medida podemos aferir a eficácia, eficiência ou efetividade do processo de Coaching nas intervenções e nas práticas educacional, clínica, da engenharia humana e no desenvolvimento e aprimoramento das Habilidades Sociais e de Vida? Como o coaching se relaciona com a Psicologia? O coaching potencializa as cognições humana e social? De que forma se pode afirmar que o coaching tem real valor educativo e transformador para o desenvolvimento humano? E, de que forma, relacionar o coaching na perspectiva da cognição, da cognição social, dos valores e das habilidades sociais e de vida numa abordagem científica? O Coaching é um processo de aprimoramento do pensamento e ação, através de metodologia que potencializa a percepção, a consciência, a responsabilidade e a atitude. É uma ferramenta para obtenção de metas, objetivos e resultados com eficiência, eficácia e efetividade. Desde as últimas décadas do século XX vem exercendo profunda e importante influência no campo do desenvolvimento humano e social e sobretudo nas áreas de negócios, esportes, revisitando os valores humanos redespertando, estimulando e promovendo o aprimoramento das Cognições e das Habilidades Sociais e de Vida. Referência ZAIB, J. (2016). O Coaching na perspectiva da cognição social, dos valores e habilidades de vida. Rio de Janeiro, UCP - Universidade Católica de Petrópolis.